Comunidade Alian

O que nós cremos

CENTRALIZADOS EM DEUS

Tudo começa com Deus – o Deus da Bíblia. Ele é o criador de toda existência(1). Cremos que ele é o único Deus verdadeiro(2), ilimitado em poder, imutável através dos tempos e autosuficiente, não tendo necessidade de nada(3). E mesmo assim ele escolheu a cada um de nós seres humanos de forma pessoal e individual para nos relacionar com Ele. Ele escolheu nos fazer alvo do seu favor, amor e misericórdia, mesmo quando ainda não temos nenhum interesse nele. Mesmo entre nossas más escolhas e fracassos Ele decidiu nos oferecer redenção. Ele decidiu ter uma parte não passiva nesse processo de nossa restauração, mas ativa. Ele envolveu-se diretamente nessa causa ao nos revelar seus propósitos e ao enviar Jesus ao mundo.

FUNDAMENTADOS NA BÍBLIA

Deus envolveu-se diretamente no processo de nossa restauração nos dando um revelação sobre o quem é Ele, o quanto ele nos ama e o que espera de nós. Ele nos deu sua Palavra – a  Bíblia.  Nenhuma outra obra literária produzida entre todos os séculos pode se comparar a Bíblia(1). Escrita por homens mas sobrenaturalmente inspirada do começo ao fim(2). É um livro para nações, o fundamento da civilização moderna, tendo transformado o mundo antigo. Ela é a fonte segura de tudo que se possa saber sobre Deus e sobre o verdadeiro cristianismo. É o único livro que tem as impressões digitais de Deus. É perfeita em suas verdades e atestada pelas evidências de ser o livro de Deus dado aos humanos. Pense nela como sendo uma gigantesca carta de amor de Deus por você e todos os demais.

SEGUIDORES DE CRISTO

A razão de tudo o que fazemos é Jesus. O Jesus da Bíblia(1), não da mídia sensacionalista ou de escritores que se utilizam da polêmica como forma de obter seus 15 minutos de fama. Cremos e temos as evidências que o Jesus da História é o mesmo Jesus da fé cristã e que por mais de 2 mil anos ele vem transformando as vidas de milhões de pessoas de forma radical e definitiva. Ele é o homem que mais influenciou a história, literalmente mudando o mundo. O mundo hoje seria muito diferente sem ele! Mas ele não é apenas um homem. Não o confunda com um mero líder religioso ou profeta. Ele foi enviado do céu por Deus mas ele possui a mesma natureza divina de seu Pai.(2) Ele não é apenas o Filho de Deus, mas também é Deus Filho. Ele nasceu de uma mulher para ser homem verdadeiro, mas de uma virgem para ser de Deus(3). Ele é Deus em carne e osso – literalmente. Nessa condição de homem-Deus ele pode servir de intermediador perfeito para que o processo de nossa restauração pudesse ocorrer. Ele pagou o que nós devíamos, morrendo a morte de cruz como nosso substituto pelas nossas falhas e transgressões.(4) Ele se tornou o Salvador daquele que confiar nele.(5) (6) (7)Como homem ele morreu, mas como Deus ele ressuscitou 3 dias depois e retornou à sua casa celestial onde ocupa uma função de intercessor por nós. (8)Assim como profetas anunciaram e acertaram com séculos de antecedência que ele viria ao mundo, ele voltará ao nosso mundo, mas agora não mais para morrer, mas sim para ser o rei de todos. (9)É o Rei reivindicando seu direito sobre sua criação. Parece complicado? Relax! Mais fácil que entendê-lo, é conhecê-lo – pessoalmente!

FOCALIZADOS EM PESSOAS

Todas as pessoas foram criadas por Deus para serem parecidas com Ele(1), e portanto possuem um altíssimo valor. Entretanto, ainda que tenhamos um grande potencial, somos imperfeitos. Deus deu prova de quanto valemos para ele no Calvário (o lugar onde Jesus morreu na cruz).

REBELDES ESPIRITUAIS

Eu e você sofremos de uma doença espiritual chamada pecado. Você pode usar desculpas e até negar se preferir, mas o pecado continuará sendo um grande problema aos olhos de um Deus justo. Ainda que fomos criados para sermos parecidos com Deus, a liberdade de escolha que nos foi garantida por Ele nos levou a optar pela desobediência. Esta desobediência a Deus é precisamente o que a Bíblia chama de pecado. Trata-se simplesmente de errar o alvo. Trocamos o querer de Deus (o arquiteto universal que sabe o que é melhor para suas criaturas) pelo nosso próprio querer. Esta rebelião espiritual nos levou a incorrer em morte tanto espiritual como física. Passamos então a ser falhos além do ponto em que possamos concertar (quem já tentou, sabe!). Devido ao problema da irreparabilidade do pecado, sem Deus, nos encontramos sem esperança de encontrar uma saída.(1)Podemos até continuar insistindo nessa nossa desobediência, mas no final, Deus não terá nenhuma obrigação de nos levar para o céu, certo? O problema é que depois da morte só existe o céu(2) e um outro lugar para onde irão os que resolveram banir Deus de suas vidas.(3) Basicamente no final só haverá dois grupos de pessoas: aquelas que disseram para Deus ‘seja feita a tua vontade’ e aquelas que Deus lhes disse ‘seja feita a tua vontade’.

A ÚNICA SAÍDA

O problema do céu é que você não consegue chegar lá por si só. Tente como quiser. Moralidade, religiosidade, atividades humanitárias ou pensamento positivo – simplesmente não é suficiente. Deus decidiu nos oferecer um processo de redenção, ou um ‘plano de salvação’ se preferir. Nesse plano o problema do pecado só pode ser resolvido através de um único caminho: Jesus Cristo. A morte dele na cruz é a cura para nosso pecado. Salvação (que significa receber perdão, aceitação, direito ao céu e o Espírito do próprio Deus dentro de você) é um presente gratuito. É gratuito por ser tão caro que qualquer tentativa nossa de tentar pagar pelos nossos próprios esforços ofende a Deus. Salvação não é portanto algo que você possa conquistar ou comprar. Tem que ser recebido inteiramente de graça. Tem que ser recebido como um favor – um GRANDE favor! O único requerimento é que você confie em Cristo. (1)

ETERNAMENTE JOVENS

Por termos sido criados para sermos parecidos com Deus, fomos criados para viver eternamente. Nesta vida entretanto, definimos onde iremos passar nossa eternidade (lembra dos únicos 2 grupos de pessoas que haverá no final de tudo?). A morte entrou na história humana como resultado desastroso de nossa opção por escolher o nosso querer ao invés do querer de Deus (1). Mas aqueles que decidem usar sua liberdade de escolha para confiar em Jesus, experimentará um reversão do efeito da morte sobre o seu corpo. Num dia determinado por Deus, nós ressuscitaremos para a vida eterna. (2) Os que escolheram a única opção restante também ressuscitarão, mas para passar a sua eternidade no único lugar restante.(3)

A GRANDE FAMÍLIA

Ao crer em Jesus somos inseridos automaticamente na grande família de Deus. Deus, nosso Pai, Jesus, nosso irmão mais velho e nós, irmãos uns dos outros. Todos com diferentes histórias e bagagens, mas com sonhos e desejos em comum. A esse grupo Jesus chamou de Igreja.(1) Não é um prédio, não é uma organização religiosa. São pessoas que compartilham de uma mesma necessidade espiritual de relacionamento com Deus e um com o outro. Essas pessoas experimentam seu potêncial total quando estão conectadas. A conexão de Jesus para com a Igreja está como a conexão da cabeça para o corpo. Por isso é importante participar das reuniões e celebrações da grande família (mesmo pela internet!).

A VISÃO GLOBAL

Jesus salva. Esta é uma verdade grande demais para mantermos só pra nós. Esta é uma maravilhosa mensagem e verdade espiritual que precisa ser anunciada em todo lugar e por todos os meios existentes e ainda por ser inventados. Por essa verdade ser encontrada unicamente no relacionamento com Cristo, nós não temos vergonha de compartilhar o que sabemos e experimentamos. Decidimos colocar o querer de Deus acima do nosso próprio, e o seu querer é que espalhemos essa mensagem(1) do nosso vizinho de porta até o selvagem mais remoto. Uns podem chamar esta mensagem de fanatismo, nós chamamos de poder revolucionário de Deus com potencial para transformar o mundo.  Manter isto para nós mesmos seria um crime.(2)